(blog de: cláudia, tici, márcia, rack, mari, omar, teca, nick, tati, meiri, cezar, lilian, bibiana, pedro henrique, gabriela, rafaela, edinara e de todos os que quiserem fazer parte...)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O que é natural no meio ambiente?

Prezados Omar, Nicole e demais integrantes do LAPSI!
Estou feliz em vê-los no Blog e matar um pouquinho a saudade. Amanhã, eu, Pe Jair e a Edna, estaremos tentando assisti-los através do vídeo sobre religiões e natureza.
Tenho pesquisado na minha dissertação de mestrado sobre o conceito de natureza e ambiente, com foco no ambiente urbano. Na verdade, minha grande pergunta é o que é natural no ambiente urbano?
Me interessa, dessa forma, saber o que as religiões orientam, crêem, acreditam, aceitam e multiplicam sobre as questões ambientais. O que eu, da religião católica, posso contribuir no processo de construção de valores ou no processo de construção das relações da sociedade/natureza? Como perceber-se sociedade e como perceber-se natureza? Somos sociedade ou natureza? Ou somos a própria natureza?
Um beijo com muita saudade e orgulhosa em participar do blog.
Josélia
Santo Antônio da Patrulha-RS

2 comentários:

Omar Ardans disse...

oi, Josélia. Agraceço muito vc ter aceito o convite para participar do blog! A tranmissão pela univrsidade não deu certo e hoje estamos tentando outro mecanismo, via este blog. De modo que tentem acessar o blog e aí achar a transmissão.
Sobre a pergunta que tu formulas, natural para mim é o ser humano ser social. Sem social, não há humano. De outra forma, o meio natural do ser humano é o social... o espaço está acabando, seguimos em outro momento com essa apaixonante discussão. Muito sucesso com nosso carinho por ti e todos em Santo Antônio.
Omar

Ama Spisso disse...

Intrometida que sou e, mesmo sem conhecer Josélia,vou deixar uma idéia minha sobre a infinita resposta á essa pergunta...
o coneitualizador Michaelis diz:
natural / na.tu.ral
adj m+f (lat naturale) 1 Que pertence ou se refere à natureza. 2Produzido pela natureza, ou de acordo com suas leis. Até aqui só nos faz pensar: O que é a natureza?
3 Que segue a ordem regular das coisas. 4 Não contrafeito, não estudado,desafetado. 5 Espontâneo.
Aqui há uma idéia de que o naturaléalgo que não sofre intervenção,que flui, que existe por inércia.
6 Conforme à índole humana; inato, ingênito. 7 Fácil, sem constrangimento. 8 Conforme à razão ou ao uso. 9 Que se oferece espontaneamente ao espírito. 10 Derivado da natureza (em oposição a habitual). 11 Instintivo.
Aqui, ao invadir o espaço do humano, o natural é contradição, confusão, razãoe/espírito,indole e instinto...
12 Acomodado, apropriado, consoante. 13 Provável, presumível, verossímil. 14 Originário, oriundo. 15 Não falsificado. 16 Próprio.
Aqui o natural pertence ao que "sempre esteve", que,por sua vez pertence "ao que é verdade".
17 de origem terrena; humano. 18 Em que não há trabalho do homem.
Aqui o dicionário deslegitima sua pergunta opondo logicamente o natural do urbano(tipo ou um ou outro).
Sob a égide de Michaelis sua resposta seria algo como o musgo que insiste em crescer no cimento armado da cidade,a flor que nasceu na disponível rachadura da calçada,a chuva... a lua e seu iluminar ofuscado pela luz artificial da cidade também artificial...
Naturalno urbano é o homem - projetista do que vê - achar que tudo se construiu espontâneamente à ele, que a realidade da cidade nada tem dele mesmo e que, bom mesmo é a natureza da chácara no fim de semana.
Alguns dos pontos do que é Natural no ambiente urbano,para mim, é o olhar estrangeiro que o homem esparrama sobre o que ele mesmo construiu...Michaelis ainda diz:Natural diz-se do filho que não provém do matrimônio.
O urbano ressuscita no dicionário, é ele o filho bastardo do homem...não reconhecido por este, mas natural deste.