(blog de: cláudia, tici, márcia, rack, mari, omar, teca, nick, tati, meiri, cezar, lilian, bibiana, pedro henrique, gabriela, rafaela, edinara e de todos os que quiserem fazer parte...)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

obrigado,Nicki!!

oi, Nicole,
escrevo inicialmente para te agradecer muito, muito, por tudo o que de bom acontece no lapsi-ufsm, através de tua atividade na Secretaria do Laboratório.
Você sempre vai além do que uma bolsista precisa fazer ou, até, do que uma aluna precisa fazer, já é outro o plano: companherismo, amizade e fico muito feliz por isso. Obrigado!
Aproveito para escrever a respeito do evento que começa amanhá: Reflexões 2008: religiões e meio ambiente.
E quero te adiantar, e a quem estiver blogado, algo do que provavelmente falarei amanhá na cerimonia inaugural.
Tive a idéia desse tema numa banca de concurso na usp para professor de psicologia ambiental. Havia entre os candidatos, uma doutora musulmana. Fora do concurso, preguntamos a ela o que se poderia pensar do meio ambiente a partir do Islam. A resposta dela ficou guardada na minha memória. Ella disse que de criança foi ensinada pela família a cuidar de plantas, animais, da vida em geral. Não foi uma resposta inteletual, o que é evidente. Mas já em Santa Maria, no nosso lapsi, isso continuou a me acompanhar e, eis aqui, que conseguimos organizar o evento.
Para quem pensar que é uma apologia das religiões, basta ver que os convites foram a várias delas, algumas até bastante antagónicas entre si. Isso leva ao cerne do pensamento que originou o evento. É a tentativa de exercitar um pensamento democrático e mais do que um pensamento, uma atitude. Penso que a democracia dá a melhor resposta a duas questões: as idéias merecem - e devem - ser refletidas e debatidas; as pessoas merecem - e devem - ser respeitadas.
Nada de violência. Metamorfose.
Vou terminar esta postagem com uma frase de Martin Luther King: mesmo que eu soubesse que amanhá o mundo venha a se desintegrar, mesmo assim, eu plantaria a minha macieira!
grande beijo
omar

Um comentário:

Nicole N. O. disse...

se tivesse uma figurinha com bochechas vermelhas pra colocar aqui, eu colocaria. mas como não tem... fica a intenção. hehe...
aproveito para expressar o meu "de nada".
acho até que faço pouco, comparando a tudo que o Prof. Omar já fez desde que chegou no curso de Psicologia. ele trouxe mais humanidade e companheirismo para o nosso meio e qualquer atitude nossa nesse sentido é apenas um reflexo e consequência do tratamento que todos nós recemos do prof., que vai além de uma atitude de professor, priorizando sempre a relação de amizade.
nunca pensei que iria encontrar o assunto da educação ambiental no âmbito da psicologia e fico extremamente feliz por saber que essa discussão está acontecendo e que posso participar disso.
agradeço a lembrança e espero poder contribuir muito mais...
em relação ao nosso evento, espero que todos aproveitem.
é mais um espaço de discussão a respeito da problemática socioambiental e é muito importante que todos possam participar e opinar.
abraços
nicole